Wednesday, February 22, 2006

A Bandeira da Paz


Image hosting by Photobucket



Desde há muito tempo os guerreiros tem levado bandeiras às guerras. Esta é uma bandeira de Paz. Este simbolo é um dos mais antigos do mundo.

Suas tres esferas foram desenhadas por Nikolai Roerich, como a sintese de todas as artes, todas as ciencias e todas as religiões dentro do circulo da cultura. Ele definiu cultura como o cultivo do potencial de criatividade do homem.

Creio que alcançar a paz através da cultura é um propósito a ser realizado através do esforço positivo e da vontade humana.

Em qualquer lugar que a Bandeira da Paz seja erguida é possível reconhecer o grande alcance do passado, do presente e do futuro. Estimula o individuo a realizar o seu alto potencial, estabelecendo todos os aspéctos da vida; estimula cada pessoa a ter responsabilidades com a evolução do planeta. Significa ser um construtor da Paz, e simboliza a transformação do individuo e da sociedade.

Representa a cooperação - a pedra angular da cultura planetária emergente em todos os aspéctos da atividade humana.

Nikolai Roerich foi um artista mundialmente reconhecido, arqueólogo e escritor. Criou um tratado internacional, O PACTO DE ROERICH E A BANDEIRA DA PAZ. Propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e cientificas pra indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Reconhece que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patromonio comum da Humanidade.

"O Pacto" foi presenteado por Roerich em N York e em 1929, foi nomeado para o Premio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, Franklin D. Roosevelt presidiu a cerimonia máxima na Casa Blanca em Washington D.C., na qual 21 Paises Latino Americanos e os Estados Unidos da América firmaram este documento histórico.


Disse Nikolai Roerich: “Criatividade Positiva é a qualidade fundamental do espírito humano. Acolhe e ajuda todas as pessoas a superarem suas dificuldades pessoais -- ..

Vamos impulsionar então nossos espiritos à tarefa de contruir a Paz e desse maneira asseguraremos um futuro radiante.”



"ONDE HÁ PAZ, HÁ CULTURA"
“ONDE HÁ CULTURA, HÁ PAZ"
Nikolai Roerich




Image hosting by Photobucket





Nikolai Roerich (1874-1947). Místico, Pintor e Escritor de origem russa. Viveu por um tempo nos Estados Unidos e adquiriu renome como filósofo, científista e artista.

Sua vida foi uma busca constante de harmonia e de serviço a Humanidade, como também um esforço contante para chegar a um ideal.

Suas pinturas chegam a mais de 6 mil, são famosas suas cenografias para operas de compositores russos. Escreveu várias obras de arte, cultura e filosofia.

Durante quatro anos dirigiu uma expedição que viajou através da India, Tibet, Siberia.

Foi fundador do Urusbari Himalayan Research Institute, com a finalidade de acrescentar os laços de união entre Oriente e Ocidente através do estudo e da ciencia.

Foi o inspirador e promotor de um acordo firmado por 21 nações, conhecido comoomo Pacto Roerich, destinado a proteger os grandes Tesouros culturais da Humanidade.

Passou seus ultimos anos no Himalaya.

Sua pintura não só se destaca por sua vívida reprodução nas formas e cores como também por seu conteúdo místico.


Image hosting by Photobucket



Este simbolo canta e respira a Paz.
Quanto mais se contempla,
Mais forte é a sensação de Paz.


Vamos descobrir e apreciar esse simbolo
A força que nele há abre todos os caminhos
Façamos de nossa vida uma obra de beleza
Juntos pela PAZ

5 Comments:

Blogger Unknown said...

eu tatuei a bandeira da paz nas c0stas rsrs éh uma fil0s0fia de vidaaaa

11:33 PM  
Blogger Janaina Luc said...

This comment has been removed by the author.

7:34 AM  
Blogger Janaina Luc said...

O título do post é Calendário Maia, e foi o Calendário da Paz que adotou a bandeira da Paz como sua logomarca. Só lembrando que Calendário Maia e Calendário da Paz não são a mesma coisa. Pesquisem melhor para não levar os leitores do blog ao mesmo engano. Abraço!

7:38 AM  
Blogger Janaina Luc said...

This comment has been removed by the author.

7:39 AM  
Blogger Rodolfo said...

"O título do post é Calendário Maia, e foi o Calendário da Paz que adotou a bandeira da Paz como sua logomarca. Só lembrando que Calendário Maia e Calendário da Paz não são a mesma coisa. Pesquisem melhor para não levar os leitores do blog ao mesmo engano. Abraço!" [2]

7:17 AM  

Post a Comment

<< Home